segunda-feira, 2 de junho de 2014

Maminhas!



Nunca esperei que a amamentação se tornasse algo tão importante para mim. Sempre pensei em amamentar mas pensei que fosse algo natural, eu ia ter leite, ele ia mamar e pronto. Nunca imaginei que fosse algo tão mágico, uma ligação tão forte, o nosso bebé a alimentar-se, a crescer aos nossos olhos através do nosso alimento. Era como ver a barriga a crescer, era tudo meu. Era tudo nosso. O nosso momento, por mais que me apeteça entregar o bebé ao pai com 2 biberões e dormir 6 horas seguidas, não consigo fazê-lo. É esse momento nosso que corta todo o cansaço que vou sentindo. 

Foi desesperante vermos que ele continuou a emagrecer até aos 15 dias. O meu leite era fraco, a minha mãe tinha razão. Lá fomos às urgências do Hospital e a pediatra aconselhou-nos a dar suplemento porque eu não tinha leite suficiente. Na maternidade tinham-me dado indicações erradas quanto à amamentação e parece que foi isso que me fez ter menos leite... 

Como muitas outras mamãs já estava farta de ouvir sobre leite fraco, leite que não presta, bebé a passar fome, pobrezinho, não se deve misturar leite materno com o artificial! Quem não tem suficiente leite não dá!.. etc...Por muitas vezes estive quase a desistir, mas foi por ler muitos depoimentos e pelo apoio de algumas enfermeiras e médicas que não desisti de continuar a dar peito. Não sei como dizem que amamentar é mais fácil! É cansativo, nunca sabemos o que eles comeram, a duvida é a pior coisa! Será que ele está bem? Ficou com fome? Será que o meu leite é mesmo fraco?? Não, não é! Não existe leite fraco. A dor na pegada incorrecta, as feridas... Vale tudo a pena mas não é nada fácil. 

Já passou 1 mês desde a ida às urgências e continuo a tentar tudo o que leio que dizem ajudar a ter mais leite. O que resultou? Bebé colado na maminha! Bastou uma tarde tirar-lhe a chupeta e pô-lo ao peito para, de noite, já ver o peito maior! Na manhã seguinte já mamou e não pediu suplemento! Desde aí em algumas mamadas ele pede, noutras não. Quando ele está a mamar mesmo não tendo leite manda a mensagem ao nosso corpo de que precisa de mais! 

Tentei o Promil (suplemento alimentar) que comigo não funcionou mas como dizem que não custa tentar... (até custou, 16€ e alguma frustração!). Vi muitos depoimentos de mulheres com quem funcionou então repito o que me disseram: Não custa tentar! Pode ser que convosco funcione. Beber mais leite (1l/dia), beber mais água (3l/dia), comer que nem um boi, tirar leite entre cada mamada... Fiz tudo. Só faltou o chá de funcho e de Cardo Mariano (a base do Promil) que comprei hoje! Só muita água, leite e bebé na maminha é que me aumentou a produção de leite!

Ainda tenho a esperança de conseguir tirar o suplemento por completo. Mas por agora já estou feliz com estes resultados!  

UPDATE: Depois da introdução de outros alimentos e com a ajuda de uma CAM (Conselheira de Aleitamento Materno) consegui retirar o leite artificial de vez. Deixou de usar a a chupeta e passou a mamar mais vezes. 
É a melhor sensação do mundo amamentar o meu filho, até aos 21 meses e até quando ele escolher que não precisa mais do leite e do aconchego!

1 comentário: